quinta-feira, 15 de outubro de 2009

COMUNICADO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO SOBRE AS ELEIÇÕES PARA REITOR

Na quarta-feira (07/10), o Diretório Acadêmico Honestino Guimarães recebeu dois ofícios da comissão eleitoral, responsável pela organização do processo eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitor da FSA. Tais ofícios traziam como conteúdo as regras e premissas dos debates dos candidatos e traziam em anexo os programas de trabalho de cada candidato.
Segundo tal o ofício referente às regras e premissas dos debates:

- Ocorrerão três debates destinados aos estudantes dos três prédios (FAFIL, FAECO E FAENG), dia 16/10 às 20 h, dia 21/10 às 09 h e 27/10 às 20 h;
- Só participarão dos debates estudantes regularmente matriculados, mediante apresentação de convite e carteirinha da FSA;
- O D.A. deveria pegar nomes de estudantes que quisessem participar dos debates e entregar os nomes com no mínimo 2 dias de antecedência do primeiro debate, para que sejam confeccionados os convites.

Junto aos ofícios foi nos enviado 3 listas para que possamos inscrever 65 estudantes para cada dia de debate, ou seja, 195 estudantes da FAFIL poderão participar dos debates dos candidatos a reitor.
Visto que este ofício nos foi entregue em cima da hora, próximo de feriado prolongado, deixando-nos com menos de uma semana para efetuar as inscrições de 195 estudantes, ou seja, sem tempo para tal, nos vimos impedidos de efetuar tais inscrições e sem tempo para realizar uma reunião com todos os cursos que discutisse sobre os debates.


O D.A. reivindica a realização de um debate na FAFIL, por entendermos ser insuficiente o número de participantes colocado pela comissão eleitoral em relação.


Sobre o processo eleitoral:

O DAHG informa que, mesmo com o debate de candidatos a reitor e com a participação dos alunos na eleição, quem realmente escolhe a próxima gestão é, efetivamente, o Prefeito Santo André. Todo o processo eleitoral ocorre por meio de uma lista tríplice, ou seja, os três nomes mais votados são enviados ao prefeito de Santo André, que tem autonomia de decidir quem leva o pleito. Nós, estudantes, apenas somos consultados sem que nosso voto seja válido. Assim, mesmo que não estejamos em consenso com as propostas dos candidatos, um deles, certamente, será eleito, por isso é importante que os estudantes construam um projeto próprio de universidade.

Devemos questionar sobre as reais intenções dos candidatos e descobrir qual deles mostra, comprometimento com a manutenção dos cursos ditos “deficitários”, como Física, História, Letras, Geografia, entre outros? Qual deles dará fim a cobrança jurídica e constrangedora? Qual deles se compromete a acabar com o voto consultivo que marginaliza a vontade da comunidade acadêmica? Estas e outras perguntas devem ser colocadas.

Convocamos todos os estudantes e representantes de cada sala para uma reunião que discutirá um programa mínimo feito pelos estudantes. TERÇA-FEIRA (20), às 19:30 NO ESPAÇO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO, PERTO DA FEIRINHA.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial