quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Debate entre os Candidatos a Reitor do dia 27/10/2009

Aconteceram na última terça (27/10/09) e na quarta-feira (21/10/09), os dois últimos debates dos candidatos a reitor e vice-reitor direcionado aos estudantes. Em vista do ocorrido no primeiro debate, a Comissão Eleitoral decidiu abrir mão da organização dos dois debates, permitindo que o mesmo fosse organizado pelos estudantes que garantiram o formato de debate aberto, democrático e decidido pelos presentes no Auditório do Colégio. Foi decidido que as perguntas seriam diretas, sendo sorteadas por prédio.

A surpresa nas duas ocasiões ficou a cargo do candidato Profº. Iberê e da candidata a vice que o apóia, Profª Kátia, que não compareceram em nenhum dos dois debates, apesar de ser do conhecimento dos estudantes que, ao menos o Profº Iberê, estava no CUFSA em aula na terça-feira. Foi uma grosseira demonstração de descaso e desrespeito com o corpo discente de dois candidatos que já haviam demonstrado seu pouco caso com a comunidade acadêmica ao afirmar que aceitariam o cargo de reitor e vice, caso o prefeito escolha, mesmo sem terem sidos os mais votados pela comunidade. Frente a isso um estudante propôs que votássemos, apesar de ali não termos esse poder, a impugnação da candidatura do Profº Iberê, por conta de seu descaso. O pleito foi unânime a favor da impugnação, demonstrado a insatisfação do corpo discente.

Não sabemos quem será o reitor eleito e qual será sua postura no cargo, mas a partir dos debates pudemos conhecer um pouco mais dos candidatos, inclusive que um deles não está disposto nem a discutir seu programa com os estudantes. Como ele seria como reitor?

Os candidatos presentes fizeram seus discursos, responderam as perguntas e demonstraram interesse em ao menos dialogar e expor suas propostas aos estudantes. Vale lembrar que no debate de terça-feira a maioria esmagadora dos estudantes era do prédio da FAFIL. Esse esvaziamento por parte dos outros prédios nos leva a outro problema: muitos estudantes irão votar sem conhecer seus candidatos além do papel e da propaganda tendenciosa de alguns professores.

É verdade que a eleição não responde a condição presente, somos maioria física e temos um peso reduzido nos votos (professores 70%, estudantes 20% e funcionários 10%), além de ser apenas consultiva (o prefeito é quem tem a autonomia de escolher um entre os três candidatos da lista tríplice). O DAHG é contrário a esse formato de eleições, mas o estudante que vai escolher um dos candidatos, anular o voto ou ainda não votar, tem o direito de conhecer todos os candidatos e suas propostas e, a partir daí, se expressar.

Segue abaixo link do site da FSA para os estudantes que não compareceram aos debates, com os programas dos candidatos:

http://www.fsa.br/ce09/

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial