segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Rematricula para TODOS! JÁ!

Depois de muita luta dos estudantes da F$A e vitorias importantes, hoje enfrentamos mais um brutal ataque ao nosso direito de ensino e permanência na universidade.

No início de 2009, diante da reivindicação de diálogo e da proposta de construção de políticas de gestão coletiva da FSA por parte dos estudantes, a gestão da reitoria Cacalano, preferiu como política de gestão da FSA na questão da inadimplência tratar a problemática como caso de polícia, ações da justiça e oficiais de justiça, penhorando bens, contas correntes bloqueadas e todo o tipo de ameaças.

Este ano, a reitoria tenta implementar uma política ainda mais abusiva, ao estabelecer que os estudantes com acordos em atraso devem pagá-los integralmente no ato da rematrícula. Isso vai impedir muitos estudantes de continuar seus estudos, ao passo que não conseguirão pagar valores altos de imediato, sendo em sua maioria do 3° e 4° ano.

Somado a este problema, existe a evasão escolar (muitos deixam a universidade) por conta da qualidade do ensino e das ameaças. Além do baixo número de inscritos no vestibular, por conta das altas mensalidades reajustadas para 2010 em 6,5%.

Depois das investidas do Diretório Acadêmico e dos estudantes em luta para ter uma resposta da reitoria, seja por ofícios, reuniões, etc., tivemos como resposta a nossa pressão uma reunião de emergência com o pró-reitor de administração, que em meio a números, deu o tom de precarização que caminha a universidade.

E não para por aí. A Prefeitura, Câmara Municipal e Reitoria acertaram uma subvenção financeira de R$100.000,00 ao mês para a FSA. Esta será revestida em bolsas de estudo para os estudantes melhor colocados no vestibular ao invés de serem destinadas para os estudantes com menores condições financeiras.

Diante disso, a universidade caminha inevitavelmente para sua destruição com vagas ociosas e maior precariedade do ensino. E segue a lógica da maioria das universidades, os quais priorizam seus caixas ao invés de ensino de qualidade para todos. É necessário que os estudantes se mobilizem novamente contra estes novos ataques. Só através da luta é possível mudar o atual quadro da Fundação Santo André, e que esta possa servir aos trabalhadores e seus filhos. Lutar para contrariar a situação de milhares de trabalhadores que hoje não tem acesso a universidade.

Nenhum estudante sem rematricula!

· Rematrícula coletiva já para todos!

· Declaração de rematriculado já para todos os estudantes que as necessitam!

· Que a Reitoria terá até dia 18 de janeiro 2010 para encaminhar tais exigências!


Novo Ato (atividade) com concentração no pátio da FAFIL dia 21 de Janeiro (Quinta Feira) às 19:00 horas.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial